*Adoração Eucarística
Ao iniciarmos a adoração eucarística o Senhor começou a curar os corações de todos os coordenadores que estavam cansados. O Senhor começou a curar de enfermidades, libertar do cansaço e renovar toda a RCC para o serviço missionário de Pentecostes. Foi um momento de profundo encontro pessoal com o Senhor. Esta foi a segunda vez que fizemos adoração com o Santíssimo Sacramento em reuniões da RCC e será uma constante em nossos próximos encontros diocesanos. Que primeiro estejamos com o Senhor em adoração antes de planejar qualquer atividade da RCC em nossa Diocese.
1. Pautas da reunião
A reunião começou com um balanço do coordenador diocesano da RCC em nossa diocese, Wilson Moraes, sobre a participação nos últimos encontros. Dentre eles foram citados o encontro de carnaval em Itapecerica da Serra, o Cerco de Jericó diocesano e ainda os últimos dois encontros de formação para o ministério de pregação e também para a intercessão e a cura e libertação. A participação tem aumentado graças ao forte trabalho do ministério de comunicação.
2. Cerco de Jericó
Boa participação, porém somente 37 grupos de oração estiveram presentes e para que não tivéssemos nenhum tipo de problema, o ideal era que houvesse a participação de ao menos 56 grupos de oração. Três grupos de oração tiveram problemas com seus horários. Na missa de abertura houve uma boa participação. No encerramento a Catedral Sagrada Família estava lotada e repleta de participantes de toda a RCC da nossa Diocese.
3. Prestação de contas
Houve a compra de um Ostensório e seus acessórios e de um computador para o Ministério de Comunicação.
4. Formações
A reunião abriu espaço para uma reflexão em grupo sobre o trabalho da RCC Diocesana. Os participantes dividiram-se em grupos de quatro pessoas e tiveram que responder a algumas perguntas para no final escolher um representante, que falaria perante todos as considerações de cada grupo. Houve muitas críticas positivas e algumas negativas que foram feitas visando o bem de toda a RCC. Uma das perguntas a ser respondida era se as formações estavam chegando ao grupo de oração. Se os coordenadores estavam avisando a todos sobre as formações que eram marcadas a nível diocesano para os servos do grupo de oração.
Hoje, através do cadastro diocesano, sabemos que temos 107 grupos de oração cadastrados. Ainda assim, muitos grupos de oração não têm participado ativamente da RCC. Na reunião de Janeiro de 2010, tivemos a participação de apenas 37 grupos de oração. Nesta, estiveram presentes 49 grupos de oração.
5. Assessoria eclesiástica
Padre Alberto, nosso assessor episcopal, iniciou sua pregação com a tradicional pergunta que necessita constantemente de uma resposta segura de nossa parte. O que é a Renovação Carismática?
Alertou-nos para os perigos de darmos maior ênfase em determinadas coisas do que na pregação da palavra. “O que sustenta uma pessoa é a palavra. A pregação da palavra. Os grandes santos foram tocados e transformados pela palavra” – lembrou-nos Pe. Alberto.
Lembrou-nos, também, de alguns pontos muito importantes:
• Grupo de oração – ser originais e nos deixar usar pelo Espírito de Deus. Para que naquele lugar onde estamos possamos encontrar a maneira de atingir as pessoas. A finalidade do grupo de oração é levar uma renovação de vida para as pessoas.
• Depois que uma pessoa recebe o anúncio do evangelho, se não anuncia pro outro, é porque não recebeu o anúncio.
• Básico do grupo de oração: constante seminário de vida no Espírito. O seminário de vida no Espírito é o Kerigma. A Igreja hoje começa a dizer da necessidade de se pregar o Kerigma.
• A Renovação é chamada ao primeiro anúncio: anunciar Jesus Cristo.
• A célula-mãe da RCC é o grupo de oração.
• Formação: utilizar a reunião para falar sobre cada parte do grupo de oração; uma espécie de formação sobre o grupo de oração.
• Seminário de Vida no Espírito: Os Grupos de Oração tem a necessidade de fazer seminário de vida no Espírito ao menos uma vez por ano. O amor de Deus sempre tem coisas novas, o pecado sempre há que ser falado.
• Dom do discernimento tem sido pouco falado e não se vê nem pregação sobre ele. Equilíbrio para pregar o evangelho. Não adianta querer ser clone, temos que ser originais.
Não adianta querer copiar uma coisa: porque todo mundo vai querer o original.
• Deus tem um plano pra você no seu grupo de oração. Não estar preocupado com cinco, dez ou vinte participantes. Estar preocupado com a pregação do evangelho.
• “É lá onde você está é que Deus está escolhendo.” Pe. Alberto.
AVISOS
A missa – será mensal e a primeira será celebrada em Itapecerica da Serra - SP
Precisamos vestir camisa, ter “espírito de corpo”.
Data da primeira missa: 25 de abril – 15h00 - Missa em Itapecerica da Serra
Seminário de Vida no Espírito
15 e 16 de maio de 2010 *em breve as fichas estarão disponíveis no site.
Região III - R$30,00
Pregador: Geraldo Fiuza – Canção Nova
Encontro do Ministério das Artes – 25 de abril das 8h00 as 15h00
Encerra com a missa da RCC – Somente para responsáveis do ministério de música. Lanche comunitário. Não pagará taxa nenhuma. Encontrar-se em frente à Igreja Nossa Senhora dos Prazeres.
Novo coordenador do Ministério de Oração Por Cura e Libertação – Valdemar, Santuário Santa Terezinha
Existe a necessidade de haver uma ou duas pessoas para atender do ministério de cura e libertação em cada grupo de oração.
Formação para o ministério de oração por cura e libertação: 08 de Abril – 20h00 no 3º andar do Santuário Santa Terezinha. Começar do zero. Começo, explicação. Marcar as três datas para fazer as formações. Normalmente essa formação acontece em dois dias e não é retiro de cura e libertação é formação, é aula. Serão usadas as três apostilas.
10 e 11 de abril II Congresso Diocesano das Novas Comunidades. Elas são uma expressão da RCC.
16 17 e 18 de abril estarão realizando o Congresso Estadual do Ministério de Pregação.
Intercessão – reuniões de intercessão que acontecem nas regiões
Centro Catequético de 15 em quinze dias
Reunião III Quinta-feira próxima, 01/04
quarta-feira, 31 de março de 2010
quinta-feira, 18 de março de 2010
Por que o meu grupo de oração não enche?
Em minhas idas e vindas dentro do ministério de pregação e agora de comunicação, tenho visto o quanto nosso Senhor Jesus tem agraciado imensamente a nossa Diocese de Campo Limpo, em especial dentro da Renovação Carismática Católica. São mais de 100 grupos de oração cadastrados e esse número não pára de crescer. São diversas realidades que hoje desejam crescer e se aprofundar na espiritualidade carismática e isso enche o nosso coração de alegria, deixa-nos esperançosos e cheios de grande entusiasmo para tocar com cada vez mais confiança o projeto de Deus.
Porém, não posso deixar de salientar aqui algo que tem inquietado o meu coração. Algo que já há algum tempo não posso deixar de expor para que possamos crescer cada vez mais em “estatura e santidade.” Existem diversas realidades e com isso, várias situações. Alguns grupos têm a graça de arrebanhar multidões e outros têm apenas um pequeno grupo de fiéis que não perde em nada o fervor e a unção. Já estive em vários deles e cada vez mais me surpreendo com a fé do povo. Não há nada de errado em se fazer o grupo de oração para um grupo pequeno de pessoas, ainda que muitas vezes o desânimo bata à porta do nosso coração. Lembro-me de uma vez em que estava ministrando no início do grupo de oração que participo e durante a oração o Senhor deu uma palavra de ciência revelando que ali na assembléia havia uma mulher que tinha ido a Igreja naquela noite para se despedir, pois depois, ao chegar a casa, tiraria sua vida. Lembro-me que o grupo não estava cheio, estava até vazio para a proporção da Igreja que é grande. Não soube daquela mulher durante muitos anos, até que um dia, participando de uma formação para o ministério de pregação, uma senhora se aproximou e disse:
- É você! Obrigado Jesus... você salvou a minha vida!
Claro que não fui eu que salvei a vida dela, foi Jesus. Mas eu fiquei atônito, sem a mínima reação. Aquela mulher, então, contou-me sobre o dia em que proclamei que ela estava na Igreja se despedindo para morrer em casa, há muitos anos e que aquilo salvou a vida dela, porque ela viu que Jesus se importava com ela. Depois que ouvi isso, passei a refletir sobre os grupos de oração que tem menos pessoas, um pequeno grupo de fiéis de toda semana. Muitas vezes, é assim que o Senhor age. É assim que ele resgata o coração humano da morte. Ele age em multidões, mas também em pequenos grupos aonde se pedirmos com fé, Deus abre as comportas do céu para nós.
Porém, também não posso deixar de partilhar a negligência de alguns coordenadores que estão deixando os seus grupos de oração definhar por falta de empenho. São Bento dizia sempre “ora e labora”, ou seja, ora e trabalha. Onde estão os panfletos (mesmo que em preto e branco) para convidar as pessoas a participarem do grupo de oração? Onde estão as pessoas que saem as ruas para convidarem o povo afastado a vir para a igreja participar do grupo de oração? E o ministério de acolhida, que fim tem tido dentro dos nossos GO´s?
Perguntas simples com respostas diversas. A verdade é: essa obra não é nossa e sim do Espírito Santo e ele com certeza disporá os meios necessários para que consigamos cumprir a missão que Jesus nos confiou.
Façamos a vontade de Deus!
Porém, não posso deixar de salientar aqui algo que tem inquietado o meu coração. Algo que já há algum tempo não posso deixar de expor para que possamos crescer cada vez mais em “estatura e santidade.” Existem diversas realidades e com isso, várias situações. Alguns grupos têm a graça de arrebanhar multidões e outros têm apenas um pequeno grupo de fiéis que não perde em nada o fervor e a unção. Já estive em vários deles e cada vez mais me surpreendo com a fé do povo. Não há nada de errado em se fazer o grupo de oração para um grupo pequeno de pessoas, ainda que muitas vezes o desânimo bata à porta do nosso coração. Lembro-me de uma vez em que estava ministrando no início do grupo de oração que participo e durante a oração o Senhor deu uma palavra de ciência revelando que ali na assembléia havia uma mulher que tinha ido a Igreja naquela noite para se despedir, pois depois, ao chegar a casa, tiraria sua vida. Lembro-me que o grupo não estava cheio, estava até vazio para a proporção da Igreja que é grande. Não soube daquela mulher durante muitos anos, até que um dia, participando de uma formação para o ministério de pregação, uma senhora se aproximou e disse:
- É você! Obrigado Jesus... você salvou a minha vida!
Claro que não fui eu que salvei a vida dela, foi Jesus. Mas eu fiquei atônito, sem a mínima reação. Aquela mulher, então, contou-me sobre o dia em que proclamei que ela estava na Igreja se despedindo para morrer em casa, há muitos anos e que aquilo salvou a vida dela, porque ela viu que Jesus se importava com ela. Depois que ouvi isso, passei a refletir sobre os grupos de oração que tem menos pessoas, um pequeno grupo de fiéis de toda semana. Muitas vezes, é assim que o Senhor age. É assim que ele resgata o coração humano da morte. Ele age em multidões, mas também em pequenos grupos aonde se pedirmos com fé, Deus abre as comportas do céu para nós.
Porém, também não posso deixar de partilhar a negligência de alguns coordenadores que estão deixando os seus grupos de oração definhar por falta de empenho. São Bento dizia sempre “ora e labora”, ou seja, ora e trabalha. Onde estão os panfletos (mesmo que em preto e branco) para convidar as pessoas a participarem do grupo de oração? Onde estão as pessoas que saem as ruas para convidarem o povo afastado a vir para a igreja participar do grupo de oração? E o ministério de acolhida, que fim tem tido dentro dos nossos GO´s?
Perguntas simples com respostas diversas. A verdade é: essa obra não é nossa e sim do Espírito Santo e ele com certeza disporá os meios necessários para que consigamos cumprir a missão que Jesus nos confiou.
Façamos a vontade de Deus!
segunda-feira, 15 de março de 2010
Devo participar de todas as formações?
As formações nada mais são do que o aprofundamento daquele serviço que somos chamados a exercer. É a capacitação para exercer com segurança tal serviço ou atividade, sabendo claramente o que estamos fazendo e o que vai causar determinada atitude ou ação que será tomada. Em nosso caso específico, como RCC, somos convidados a deixar que o Senhor nos forme, no sentido literal da palavra. Nos deixar moldar pelas mãos do próprio Deus assim como ele quis com Jeremias:
"Será que não posso agir convosco, casa de Israel, da forma como fez esse oleiro? - oráculo do Senhor. Pois como o barro na mão do oleiro, assim estais vós em minha mão, casa de Israel." Jr 18, 6
A nossa realidade em Campo Limpo é de amadurecimento e crescimento. Neste contexto, precisamos cada vez mais dedicar o nosso esforço e o nosso tempo para ouvir e cumprir a vontade de Deus para a nossa vida. Precisamos estar repletos do Espírito Santo para poder cumprir com retidão a vontade do Senhor para cada um de nós. Mas isso nem sempre é fácil e muitas vezes caímos em dilema nos questionando: "devo participar de todas as formações?"
Muitos de nós exercem mais de um ministério e quando chega o momento da formação, acabamos por entrar no velho e conhecido dilema: "será que tenho que estar em todas as formações?" Ou: "Como fazer para participar se temos mais de uma formação no mesmo fim de semana?" Ou ainda: "Esse mês, cada fim de semana tem uma formação específica para cada ministério e eu exerço todos eles. Tenho que perder todos os fins de semana para estar em todos os retiros?"
Existe um carisma que se chama discernimento dos espíritos e está descrito I Cor 12, 10. Precisamos estar atentos para que o Senhor nos direcione para cumprir a sua vontade em nosso ministério. Não podemos nos iludir e achar que somos indispensáveis para o serviço de Deus. Muitas vezes, na ânsia de fazer tudo, não fazemos nada. Precisamos entender que Deus quando nos chama, capacita para exercer determinado serviço e não todos os serviços e ministérios que nos sentimos chamados. Isso pode ser a causa de muitos de nós estarem desgastados e cansados, sem vontade de ir ao grupo de oração ou até mesmo a Santa Missa.
Precisamos começar a buscar o sentido de estarmos servindo e aonde Deus nos quer. Somente assim entenderemos em qual tipo de formação específica deveremos estar. Se puder estar em todas, ótimo. Mas o nosso esforço tem que estar concentrado principalmente em participar daquela formação aonde o Senhor tem nos usado para ser canal da sua graça.
Exemplo: exerço o ministério de oração por cura e libertação, mas no mesmo fim de semana estará acontecendo a formação para o ministério de pregação ao qual me sinto chamado e para o ministério de oração por cura, ao qual já exerço o ministério. Em que formação devo estar?
Para responder a essa pergunta, recordo-me agora da música do Márcio Todeschini que tem estado em nossa boca e coração nos últimos tempos:
"Deus quer falar comigo, nas coisas tão pequenas, nas coisas simples.
Fala Senhor, eu quero ouvir tua voz. Eis aqui o teu servo!
Fala no irmão, na palavra Senhor...e no meu coração!"
Deus te abençõe ricamente!
Rodriguinho - MCS
domingo, 14 de março de 2010
Redefinindo a estrutura!
Bom dia meus amados!
O ano de 2010 já começou quente...e literalmente no fogo do Espírito Santo!
Fizemos um Cerco de Jericó Diocesano entre os dias 28/03 e 06/03. A missa de abertura e encerramento estavam cheias dos membros da RCC Campo Limpo, graças a Deus. A ferramenta de envio de sms tem feito chegar a muitos o que antes era inimaginável: a comunicação sem fronteiras também dentro da RCC, da Igreja.
Muitas barreiras foram quebradas neste Cerco de Jericó Diocesano. No ano de 2009 não fomos inteiramente felizes com a execução do Cerco, tendo em vista que houveram grupos de oração que deixaram nosso Senhor Jesus sozinho. Mas este ano estivemos presentes com Jesus 24 horas por dia.
Isso fez a diferença, tenhamos fé!
Queremos um ano novo e com ele a redefinição de uma estrutura de trabalho. Hoje, a RCC Campo Limpo está empenhada em fazer com que os ministérios cresçam, amadureçam e dêem frutos.
Nesse fim de semana, 12, 13 e 14 de março, o ministério de pregação está reunido na casa de retiros Monte Tabor no Embú-Guaçú para um retiro de pregadores. A partir deste retiro, como partilhou o coordenador diocesano do ministério João Cláudio da Missão Novo Pentecostes, o ministério será reestruturado para atender a todos aqueles que desejam pregar em obediência a santa palavra de Deus na espiritualidade carismática.
No próximo fim de semana, 20 e 21 de março, o ministério de intercessão e de oração por cura e libertação estará reunido na quadra da Cáritas de Campo Limpo para realizar uma formação a nível diocesano para ambos os ministérios. Maiores informações, acessem www.rcccampolimpo.com
O melhor de tudo: estamos ganhando mais ferramentas de comunicação e de trabalho!
O blog que já existia, passará a ser atualizado constantemente. Para atender a essa demanda, a RCC acaba de adquirir um computador do tipo notebook visando criar uma estrutura adequada para o ministério de comunicação.
Além do mais, nosso Senhor ganhou um lindo ostensório para ser utilizado em nossas adorações.
Jesus merece o nosso melhor!
Empenhemo-nos!
Deus abençõe a todos!
Rodriguinho - MCS
O ano de 2010 já começou quente...e literalmente no fogo do Espírito Santo!
Fizemos um Cerco de Jericó Diocesano entre os dias 28/03 e 06/03. A missa de abertura e encerramento estavam cheias dos membros da RCC Campo Limpo, graças a Deus. A ferramenta de envio de sms tem feito chegar a muitos o que antes era inimaginável: a comunicação sem fronteiras também dentro da RCC, da Igreja.
Muitas barreiras foram quebradas neste Cerco de Jericó Diocesano. No ano de 2009 não fomos inteiramente felizes com a execução do Cerco, tendo em vista que houveram grupos de oração que deixaram nosso Senhor Jesus sozinho. Mas este ano estivemos presentes com Jesus 24 horas por dia.
Isso fez a diferença, tenhamos fé!
Queremos um ano novo e com ele a redefinição de uma estrutura de trabalho. Hoje, a RCC Campo Limpo está empenhada em fazer com que os ministérios cresçam, amadureçam e dêem frutos.
Nesse fim de semana, 12, 13 e 14 de março, o ministério de pregação está reunido na casa de retiros Monte Tabor no Embú-Guaçú para um retiro de pregadores. A partir deste retiro, como partilhou o coordenador diocesano do ministério João Cláudio da Missão Novo Pentecostes, o ministério será reestruturado para atender a todos aqueles que desejam pregar em obediência a santa palavra de Deus na espiritualidade carismática.
No próximo fim de semana, 20 e 21 de março, o ministério de intercessão e de oração por cura e libertação estará reunido na quadra da Cáritas de Campo Limpo para realizar uma formação a nível diocesano para ambos os ministérios. Maiores informações, acessem www.rcccampolimpo.com
O melhor de tudo: estamos ganhando mais ferramentas de comunicação e de trabalho!
O blog que já existia, passará a ser atualizado constantemente. Para atender a essa demanda, a RCC acaba de adquirir um computador do tipo notebook visando criar uma estrutura adequada para o ministério de comunicação.
Além do mais, nosso Senhor ganhou um lindo ostensório para ser utilizado em nossas adorações.
Jesus merece o nosso melhor!
Empenhemo-nos!
Deus abençõe a todos!
Rodriguinho - MCS
Assinar:
Postagens (Atom)