As formações nada mais são do que o aprofundamento daquele serviço que somos chamados a exercer. É a capacitação para exercer com segurança tal serviço ou atividade, sabendo claramente o que estamos fazendo e o que vai causar determinada atitude ou ação que será tomada. Em nosso caso específico, como RCC, somos convidados a deixar que o Senhor nos forme, no sentido literal da palavra. Nos deixar moldar pelas mãos do próprio Deus assim como ele quis com Jeremias:
"Será que não posso agir convosco, casa de Israel, da forma como fez esse oleiro? - oráculo do Senhor. Pois como o barro na mão do oleiro, assim estais vós em minha mão, casa de Israel." Jr 18, 6
A nossa realidade em Campo Limpo é de amadurecimento e crescimento. Neste contexto, precisamos cada vez mais dedicar o nosso esforço e o nosso tempo para ouvir e cumprir a vontade de Deus para a nossa vida. Precisamos estar repletos do Espírito Santo para poder cumprir com retidão a vontade do Senhor para cada um de nós. Mas isso nem sempre é fácil e muitas vezes caímos em dilema nos questionando: "devo participar de todas as formações?"
Muitos de nós exercem mais de um ministério e quando chega o momento da formação, acabamos por entrar no velho e conhecido dilema: "será que tenho que estar em todas as formações?" Ou: "Como fazer para participar se temos mais de uma formação no mesmo fim de semana?" Ou ainda: "Esse mês, cada fim de semana tem uma formação específica para cada ministério e eu exerço todos eles. Tenho que perder todos os fins de semana para estar em todos os retiros?"
Existe um carisma que se chama discernimento dos espíritos e está descrito I Cor 12, 10. Precisamos estar atentos para que o Senhor nos direcione para cumprir a sua vontade em nosso ministério. Não podemos nos iludir e achar que somos indispensáveis para o serviço de Deus. Muitas vezes, na ânsia de fazer tudo, não fazemos nada. Precisamos entender que Deus quando nos chama, capacita para exercer determinado serviço e não todos os serviços e ministérios que nos sentimos chamados. Isso pode ser a causa de muitos de nós estarem desgastados e cansados, sem vontade de ir ao grupo de oração ou até mesmo a Santa Missa.
Precisamos começar a buscar o sentido de estarmos servindo e aonde Deus nos quer. Somente assim entenderemos em qual tipo de formação específica deveremos estar. Se puder estar em todas, ótimo. Mas o nosso esforço tem que estar concentrado principalmente em participar daquela formação aonde o Senhor tem nos usado para ser canal da sua graça.
Exemplo: exerço o ministério de oração por cura e libertação, mas no mesmo fim de semana estará acontecendo a formação para o ministério de pregação ao qual me sinto chamado e para o ministério de oração por cura, ao qual já exerço o ministério. Em que formação devo estar?
Para responder a essa pergunta, recordo-me agora da música do Márcio Todeschini que tem estado em nossa boca e coração nos últimos tempos:
"Deus quer falar comigo, nas coisas tão pequenas, nas coisas simples.
Fala Senhor, eu quero ouvir tua voz. Eis aqui o teu servo!
Fala no irmão, na palavra Senhor...e no meu coração!"
Deus te abençõe ricamente!
Rodriguinho - MCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário